domingo, 8 de agosto de 2010

Pobreza no Haiti

POBREZA NO HAITI:

Ao contrário do que afirmam televisões, jornais e outros meios de comunicação burgueses, o maior responsável pela pobreza e miséria existentes no Haiti não é só a natureza. Também não existe nenhuma maldição sobrenatural sobre o povo haitiano, como quer o presidente da França Nicolas Sarkozy.

O Haiti, como revela sua história, tornou-se um país pobre porque foi violentamente espoliado pelos países imperialistas nos últimos três séculos, em particular pela França e pelos EUA.

Fatos que comprovam:

-Era uma colônia que foi totalmente explorada, em particular por França e EUA.

-Em sua maioria era escrava, que trabalhava em condições desumanas

-Todo açúcar e café produzido pelos escravos era enviado ao exterior e o lucro obtido ficava com outros países

-Teve escravidão até 1791

Em 1803 Napoleão, Reuniu o exército francês e prendeu Louverture numa masmorra e morreu. Louverture foi um dos que mais contribuiu para a liberdade de escravos

-A independência ocorreu apenas em 1804

-Bloqueio econômico por parte das potências imperialistas, que temiam a influência da liberdade no Haiti à escravos de outras regiões.

-Pagamento à França, para reconhecimento da liberdade, 150 milhões de Francos-ouro (22 bilhões de dólares)

-Domínio imperialista Norte-americano

- Dívidas aos EUA

-Desde 1888 até 1941 o Haiti foi controlado tanto em finanças como nos impostos pelos EUA

-De 1957 a 1986 o Haiti viveu sob o comando da ditadura da família Duvalier, introduzida pelos EUA

-Os EUA dominaram a economia, vários camponeses haitianos foram expulsos de suas terras e cerca de 30 mil do país foram assassinados pelo governo

-Quanto Jean-Bertrand Aristide se tornou presidente, elegido pelo povo, um golpe militar lhe tirou o poder e o tirou do país.

-Ao regressar ao país Jean-Bertrand Aristide retoma a presidência e depois é preso e exilado, franceses e norte-americanos vieram com o pretexto de que queriam organizar o país.

Assim, antes mesmo do terremoto ocorrer, o Haiti já era o país mais pobre das Américas com 80% da população vivendo abaixo da linha de pobreza, 70% dos trabalhadores desempregados e metade da população analfabeta.

FONTE: http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=319

Nenhum comentário:

Postar um comentário